De volta a Morrinhos, minha pequena Belém

Em 2022, eu voltei a Morrinhos, minha cidade de origem, localizada no Vale do Acaraú, a 205 quilômetros de Fortaleza. Foi a primeira vez na cidade com toda a minha família, depois de nossa saída em 1994, quanto tivemos de nos mudar para a capital cearense. Retornei como padre e naquela cidade de pouco mais de 20 mil habitantes celebrei minha primeira missa na Matriz do Sagrado Coração de Maria, onde, religiosamente, todos os Domingos, eu  participava da Santa Missa com o Cônego Saraiva ao lado de meus pais e irmãos.
Na Matriz de Morrinhos. 

No primeiro mês deste ano repetimos o feito e voltamos à estimada cidade. Desta vez, infelizmente, minha irmã Francilúcia e sua família não nos pode acompanhar. Foram apenas dois dias e meio, porém vividos com muita intensidade. Estas idas a Morrinhos têm se consolidado como um momento de renovação familiar e, para mim, renovação de fé e do desejo de evangelizar, afinal, tudo que fazemos hoje é para o Senhor que o fazemos. 

Meus pais em frente à Matriz de Morrinhos

Nos caminhos da providência Divina, no últimos anos, tomei conhecimento de parte da minha família paterna com quem tinha pouco contato. Tudo graças a Régia, quem me descobriu em Canindé e fez o entrelaçamento familiar. 

Com a Régia e família. 

Embora ela e a família morem em Campos Belo tem sua origem em Alto Verde, o nosso mais novo local de destino.  É lá que temos sido acolhidos em uma espécie de condomínio residencial rural, um lugar belo, de vista agradável e clima aconchegante. A localidade pertence, geograficamente, ao município vizinho de Marco e a Capela é da Paróquia de Morrinhos. 

Encontros no alpendre. 

Nossa chegada foi muito esperada e festejada na casa de  Antonia, conhecida carinhosamente como Tonha, a matriarca mãe de oito filhos e avó de dez netos. A casa estava cheia e mais ainda os corações. O amor transbordava nos sorrisos e abraços, a gentileza nos enlaçava com tanta bondade. Daqueles momentos em que o amor deixa de ser uma teoria e se torna pura ação. Todos nos congraçamos ao redor da mesa farta, conversas fluidas e olhares benfazejos. 

Com os meus amados pais. 

Se para mim que vivi apenas 14 anos naquela cidade voltar tem um sinigifcado muito especal, ainda mais para meus pais que nasceram e viveram naquele chão por mais de quatro décadas. 

Espinhos 

Celebrando em Espinhos. Meu sobrinho Gustavo servindo ao altar.

Na tarde do sábado, dia 21, a programação foi em Espinhos, localidade onde minha mãe nasceu e de onde trago memórias inesquecíveis da visita a casa da minha avó, tios, dona Nilde e tantas pessoas queridaas, com o casal dona Eliene e seu Ocian Dias que, neste dia, nos acolheu com café festivo e muita conversa reminiscente que trouxe alegrias a todos nós. 

Batizados 

Ian Lucas. 

Dávila maria. 

Ainda naquela localidade, na Capela de São João Batista, que meu avô materno, Chico Ferreira, ajudou na construção, batizei duas lindas crianças ao cair da tarde, a Dávila Maria e o Ian Lucas. Os pequeninos são filhos de Adriana e Dadson e Michele e João, respectivamente. Todos que também conheci no Alto Verde ano passado. As duas estavam grávidas naquele período. Foi uma cerimônia bela e muito especial. 

Santa Missa 

No sábado celebrei em Espinhos e no Domingo presidi a Santa Missa na Matriz de Morrinhos, pela manhã. Ao final de cada celebração recebi o carinho de tantas pessoas queridas que vieram cumprimentar a mim e minha família. Fotos, conversas rápidas, breves partilhas e, mais uma vez, o coração transbordando de felicidade em cada encontro.

Na Matriz de Morrinhos. 

Ofereci a Santa Missa pela paz em Morrinhos, pela quebra de maldições, intercedendo para que cada morrinhense tenha a sua experiência pessoal com Jesus, Ele que é a nossa Paz e quem pode trazer para nós sentido de vida. 

O ministério de música sob o comando do Renato foi impecável. Ele e Aurilene são pessoas muito queridas e disponíveis. A todos que cantaram, obrigado, assim como aos acólitos, tão atentos e generosos. Abraço ao seminarista Junior Santos. 

Com o Ministério de Música. 

Ao final da Santa Missa fizemos uma adoração ao Santíssimo Sacramento, momento em que a Eucaristia passou no meio do seu povo. Ali, minha vontade era a de abraçar cada um, mas isso o próprio Jesus fez e eu acredito que o Senhor Jesus derramou muitas bênçãos e graças sobre o seu povo reunido em oração, com um sicero clamor diante de sua presença. 

Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Link de transmissão da Santa Missa: https://www.facebook.com/ParoquiaDoSagradoCoracaoDeMaria/videos/5068739529895535/?extid=CL-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=2Rb1fB&ref=sharing

After Celebração 

No pós Missa fiz algumas visitas. Sempre é uma grande alegria enontrar o Eduarrdo, o Edu da motopeças, com quem estudei na Escola Carminha Vasconcelos. Ainda fui com a minha família à casa de dona Luzia Rocha, professora e uma das historiadoras da cidade. Muito solícita nos mostrou muitas  preciosidades em fotos. Ela e o esposo Leonardo são personalidades da cidade que amam muito aquele município. Consegui  ir à Casa do Clécio e visitei dona Lúcia dos Correios.

Com o Eduardo e sua esposa. 

Estive com o querido pároco, Mons. Rômulo a quem tive a oportunidade de garadecer pessoalmente pela acolhida e por abrir as portas da paróquia para mim nestes dias. 

Com o Mons. Rômulo. 

Peguei o carro e fiquei passeando pelas ruas, passei em frente ao antigo colégio, parei um pouco em no  local onde ficava a casa que eu dormia às noites com o meu irmão quando vínhamos do colégio. 

Saudades, muitas saudades, tudo transofrmado em ação de graças, sem tristeza, sem saudosismo estéril. 

Visitas e visitas 

Fui visita que visitou, não tanto quanto eu queria, mas fiz o que o tempo me permitiu. Visitei seu Carlos Mariano e família, homem trabalhador; fui também visitar dona Fátima do seu Coraci e vi alguns de seus filhos como o Augustinho; Ainda fui na casa do José Maria para lhe dá um abraço, ouvi-lo e rezar com a família. Foi um momento muito especial.

Com a Régia, a Bené e Adriana

Com toda a família fomos a um animado almoço na casa de dona Socorro e seu Raimundo Ceci, pais de onze de filhos, a maioria presente àquela refeição. Muito amigo de meu pai sempre estavam conversando. As senhoras também conversaram muito,incluindo minha mãe rs Muita alegria em tudo. 

Ainda teve a recepção dos batizados, o sorvete na casa da Bené, a visita ao açude e a degustação de produtos incríveis como a nata e o queijo produzidos na região. 

Berloti 

Desta vez conheci alguns membros da família como o Jonas, filho da Antonia, casado com a Camila e pai de dois filhos, residente na cidade vizinha de Marco. 



Tive a alegria de ir à sua empresa, a Berloti Casa e Jardim, uma fábrica integrada ao polo moveleiro de Marco. Uma empresa nascente, mas que já diz a que veio. Com peças bem trabalhadas, mescla a sofisticação com o artesanal em uma combinação que promete ser um diferencial no segmento. 

Da ida ao Marco, passei pela Matriz, visitei a capela onde está o corpo de Mons. Waldir, que já foi pároco da cidade e hoje está em processo de beatificação. Naquele local rezei, entre outros momentos, pedindo a cura de Jayme. 

Museu de Marco.

Também fomos ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Igreja imponente  como a fé daquele povo, muito católico e praticante. Ainda conhecemos o Museu de Marco, equipamento recente que guarda a memória daquela gente, bom exemplo para ser seguido pelo município de Morrinhos.

Por fim, quero bendizer a Deus por minha família, por meu pai Francisco e minha mãe Maria Lúcia, e aos meus irmãos Lúcio, Francilúcia e Vanderlúcia. Deus nos quis como uma família e faz de tudo para fortalecer nossos laços. 

Dias de bênçãos 

A todos que nos acolheram, aos que não podemos visitar desta vez o nosso abraço e as nossas orações. Queremos em janeiro de 2024 voltar a Morrinhos, a minha pequena Belém. 

Novidade

Para você que chegou até aqui partilho uma inspiração que tive há algum tempo. Neste ano, aqui em Fortaleza, vou celebrar uma Santa Missa pelos filhos de Morinhos, aqueles que moram aqui na capital. Data e local proximamente divulgaremos. 




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E padre precisa de conversão?

Da bolacha Maria ao Corpo de Cristo